Início Internacional Jornal britânico The Times pede desculpas por citar ilha de Dokdo como...

Jornal britânico The Times pede desculpas por citar ilha de Dokdo como território japonês

498
Curtir e Compartilhar:

O conceituado jornal britânico The Times cometeu duas gafes no noticiário referente à cerimônia de abertura dos Jogos Olimpícos de Inverno de PyeongChang.

Na citada cerimônia, jogadores da Coreia do Sul e do Norte carregavam a bandeira da Coreia Unificada, que é um mapa da península coreana sem a divisão norte/sul.

A edição do dia 10 de fevereiro do jornal britânico usa essa imagem e cita Dokdo como parte do território japonês. Além disso, na imagem dos jogadores coreanos segurando a bandeira da unificação, há um círculo em vermelho destacando a suposta localização da ilha.

A questão é que a ilha não fica no lugar destacado pelo The Times, além de que o Comitê Olimpíco, a fim de evitar discussões políticas, havia determinado a não exibição do território de Dokdo na bandeira da unificação. Ou seja, as ilhas sequer estavam representadas no mapa.

A dupla gafe do jornal foi alvo de críticas da Embaixada da Coreia do Sul na Inglaterra, que pediu a correção do equívoco. O The Times publicou hoje (dia 12) uma nota pedindo desculpas pelos dois equívocos.

Curtir e Compartilhar: